Global Vision Access e USAID Turizam firmam colaboração para impulsionar turismo da Bósnia e Herzegovina na América Latina

Global Vision Access e USAID Turizam firmam colaboração para impulsionar turismo da Bósnia e Herzegovina na América Latina

por Elizabeth Werneck
9 minutos ler

Turismo na Bósnia e Herzegovina: Com o objetivo de desenvolver e impulsionar a marca Bósnia e Herzegovina na América Latina, a Global Vision Access (GVA) e USAID Turizam assinaram acordo para melhorar a eficiência e o alcance das atividades promocionais de trade do destino tanto para o mercado turístico quanto para público consumidor.

Leia também: Turkish Airlines oferece ajuda humanitária às vítimas do terremoto na Turquia

Global Vision Access e USAID Turizam firmam colaboração para impulsionar turismo da Bósnia e Herzegovina na América Latina
A nova colaboração foi firmada por Gisele Abrahão, CEO da Global Vision Access e Ibrahim Osta, diretor da Turizam. – foto: divulgação.

A USAID, entidade americana de desenvolvimento internacional, promove e contribui com o turismo sustentável na Bósnia e Herzegovina (Turizam) e pretende aperfeiçoar e qualificar a venda do destino, além de aumentar a demanda do turismo do país na América Latina. 

Seminário educacional para o trade da Bósnia e Herzegovina acerca do mercado latino americano

Como parte do acordo a GVA e a USAID Turizam organizarão um seminário educacional para o trade da Bósnia e Herzegovina acerca do mercado latino americano para melhorar e expandir o entendimento sobre as oportunidades existentes no turismo da região e nas possibilidades de converter essas oportunidades em negócios. 

“É uma honra participar deste importante projeto da USAID e contribuir para trazer mais informações e compreensão sobre o mercado da América Latina para os stakeholders de viagens e turismo na Bósnia e Herzegovina. Tenho certeza de que o workshop dará aos profissionais locais o conteúdo e o direcionamento de que precisam para aumentar sua presença e negócios nesta região”, destacou Gisele Abrahão, CEO da GVA. 

O destino europeu está muito bem posicionado para receber visitantes da América Latina. Suas atrações turísticas naturais, culturais e históricas, clima e alto custo-benefício o tornam um destino ideal. A demanda histórica de viajantes para a Bósnia e Herzegovina teve um rápido crescimento nos anos anteriores a 2019.

A pandemia interrompeu esse crescimento em 2020, mas os números em 2021 e 2022 indicam um forte retorno. 

O mercado externo latino-americano

Em 2019, o mercado latino-americano de viagens internacionais apresentou um crescimento constante. Segundo a Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT), o número de partidas internacionais de turistas da América Latina em 2019 atingiu um novo recorde de 77,8 milhões de viajantes. Segundo a mesma fonte, o Brasil foi classificado como o 19º país com maior gastos no turismo internacional, com uma estimativa de U$ 21,1 bilhões.

Também foi classificado como o 12º maior destino de saída em termos de número de viajantes. Segundo a USAID Turizam, o Brasil é considerado um importante mercado na indústria de viagens e é uma importante fonte de demanda turística para muitos países. A grande população do país e a crescente classe média contribuíram para o crescimento das despesas com viagens e viajantes estrangeiros nos últimos anos. Além disso, o Brasil, enquanto país com maior população católica do mundo, demonstra um grande potencial para o turismo religioso no destino europeu.

De acordo com um relatório de 2018 da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o turismo religioso representou cerca de 5% de todas as viagens de saída do Brasil.

 Importância para o turismo na Bósnia e Herzegovina

Em 2019, o total de desembarques do maior mercado da América Latina, o Brasil, foi de 5.733 viajantes, com permanência média de 1,95 noites. Este foi um aumento de 44% em relação a 2018. No entanto, há um enorme potencial para superar o número de chegadas e aumentar o tempo de permanência em diferentes segmentos e em mercados adicionais.

Ainda de acordo com a USAID Turizam, o mercado latino-americano, e especificamente o Brasil, são importantes e promissores para a Bósnia e Herzegovina pelas seguintes razões:

  1. Propensão para viajar durante o inverno, que é considerada uma baixa temporada no destino.
  2. Estão entre os países que mais gastam em viagens;
  3. Interesse em explorar e conhecer outras culturas, dando oportunidade a zonas menos visitadas do país;
  4. Como um mercado de longa distância, há oportunidade para estadias mais longas

 A cooperação com a GVA faz parte dos esforços mais amplos da USAID Turizam para aumentar a capacidade do comércio de turismo para diversificar e expandir os canais de vendas internacionais.

Anteriormente, a USAID Turizam realizou uma avaliação das necessidades de capacitação dos operadores turísticos da Bósnia e Herzegovina e identificou lacunas e desafios relacionados com a melhoria da gestão empresarial, melhoria da gestão operacional, expansão dos canais de vendas e distribuição através de atividades baseadas no mercado de origem, especialização através filiação local e internacional, certificações e obstáculos regulatórios que dificultam o desenvolvimento de um setor mais profissional.

Para mais informações sobre o destino, acesse: https://globalvisionaccess.com/.  

Leia também: Bósnia e Herzegovina: Da Croácia fomos visitar Mostar de carro

Sobre a Global Vision Access 

A Global Vision Access é uma empresa de comunicação e marketing em turismo, reconhecida no mercado nacional e internacional. 

A GVA facilita a entrada e a consolidação de destinos turísticos no mercado brasileiro, oferecendo serviços de planejamento estratégico, marketing e relações públicas e sempre se destacando com os projetos especiais que desenvolve.

Fazem parte do portfólio da empresa Jordânia, Ilhas Seychelles e Turkish Airlines. Também inclui-se ao portfólio da GVA parcerias estratégicas com organizações e empresas de outras indústrias que buscam maximizar exposição, oportunidades de negócios e retorno sobre o investimento para cada cliente. 

Leia também: O que ver e fazer nos Bálcãs: 10 melhores experiências

Sobre Usaid Turizam 

Com o objetivo de posicionar a Bósnia e Herzegovina como um destino competitivo no mercado global, a USAID Turizam está trabalhando no avanço do capital humano no setor de turismo, melhorando o acesso ao financiamento para empresas de turismo, desenvolvendo produtos turísticos inovadores, harmonizando políticas e regulamentos e revolucionando o destino marca e promoção.

Leia também: Roteiro de carro pelos Balcãs: 15 dias visitando Croácia, Montenegro, Bósnia e Alemanha

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar consulte Mais informação

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00

Adblock Detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.