Vinícola em São Bento do Sapucaí fortalece enoturismo

Vinícola em São Bento do Sapucaí fortalece enoturismo: Empreendimento ajuda no desenvolvimento econômico local, com atrações enogastronômicas cada vez mais buscadas pelos turistas do Interior e Capital

A história da Vinícola Villa Santa Maria pode ser resumida em três combinações: sonho realizado, resiliência e empreendedorismo. Tudo começa no início dos anos 2000, com a chegada da família Carbonari ao Vale do Baú, em São Bento do Sapucaí (SP), na Serra da Mantiqueira, num cenário que inspirou não só um projeto de alto relevo econômico, mas também profundamente integrado com a natureza e a comunidade. Logo após a compra da propriedade próximo à Pedra do Baú, um dos pontos turísticos mais visitados da região, tem início o planejamento da produção agrícola, com o plantio de uvas, iniciativa que resultaria anos depois numa vinícola reconhecida por vinhos de excelência.

Vinícola em São Bento do Sapucaí fortalece enoturismo: Empreendimento ajuda no desenvolvimento econômico local, com atrações enogastronômicas cada vez mais buscadas pelos turistas do Interior e Capital

Integrada ao contexto turístico do Interior paulista, a vinícola tem atraído cada vez mais visitantes não só do estado de São Paulo, mas dos vizinhos Rio de Janeiro e Minas Gerais. Localizado estrategicamente perto de Campos do Jordão, o empreendimento tem se notabilizado como exemplo de enoturismo, gerando empregos e ajudando no desenvolvimento econômico de São Bento do Sapucaí e de toda a região. Vale lembrar que mais de 95% da mão de obra da vinícola é formada por moradores locais.

Todo o esforço empresarial ocorre com a assessoria e supervisão do maior especialista em vinhos de Inverno do Brasil, o professor Murillo Albuquerque Regina, e também com a orientação da enóloga Isabela Peregrino. O suporte profissional e o terroir da Mantiqueira acabam, portanto, por viabilizar um resultado extraordinário, atestado por sucessivas premiações nacionais e internacionais e frequente interesse de reportagens de influenciadores digitais, criadores de conteúdo, blogueiros, jornalistas do segmento do vinho e a mídia em geral.

Um pouco da historia da Vinícola em São Bento do Sapucaí, Villa Santa Maria

Em aproximadamente uma década de trabalho veio a confirmação de que a Villa Santa Maria estava no caminho certo, dando por concluída a etapa experimental. É então o início da vinha profissional, com investimentos significativos e contratação de mão de obra, com preferência total dos próprios moradores do bairro do Baú, em São Bento do Sapucaí. Em 2018, o vinhedo é ampliado com o plantio de mais 40.000 pés, totalizando aproximadamente 60 mil pés, numa caminhada longa, porém muito prazerosa.

Atualmente, a Villa Santa Maria é na verdade um complexo enogastronômico, um espaço único, versátil e atraente que reúne vinhos, gastronomia, turismo e lazer na região de São Bento e Campos do Jordão. Tudo em meio à natureza, cenários deslumbrantes, espaços agradáveis e sofisticado projeto arquitetônico concebido pela arquiteta e sócia-proprietária Célia Pinotti.

O complexo oferece degustação dos vinhos Brandina e atende os turistas em elegantes acomodações do restaurante Bruschetteria da Villa, tanto no espaço Terrazzo como no Giardino. Os visitantes são convidados a experimentar o Menu Gastronômico, experiência que une a cozinha italiana à internacional, apresentando variedade de pratos sofisticados e criativos sob a coordenação do chef Roque Souza. Em espaço elegante e intimista, pode-se fazer a degustação dos vinhos Brandina, sempre acompanhada de uma boa conversa, e breve introdução enológica da vinícola. 

Toda a produção, vale lembrar, é submetida a rigoroso rigor técnico. Depois de colhidas, as uvas são processadas no Sul de Minas Gerais. A Villa produz sete variedades: Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Sauvignon Blanc, Merlot, Syrah, e Viognier.

Vinícola em São Bento do Sapucaí, Villa Santa Maria : Conclusão

A vinícola tem loja física e e-commerce e oferece ainda passeios guiados pelos vinhedos. Ao todo são 90 hectares com jardins, cachoeira, gramados e lago. Há possibilidade de fazer caminhadas, trilhas e piqueniques. Os canais digitais da Villa Santa Maria são o site www.villasantamaria.com.br e as páginas no Instagram (125 mil seguidores) e no Facebook. O atendimento acontece apenas com reserva prévia. Para isso, é preciso acionar o WhatsApp (12) 9 9633-0222

Leia também: ENOTURISMO BRASILEIRO As experiências de visitação à Vinícola Miolo em três terroirs brasileiros em 2023

Elizabeth Werneck