Japan House São Paulo

Japan House São Paulo oferece variada programação nas últimas semanas de janeiro

Japan House São Paulo oferece variada programação nas últimas semanas de janeiro- Instituição traz atividades gratuitas para todas as idades com temas ligados às exposições “Convivendo com Robôs” e “NIHONCHA – introdução ao chá japonês”

São Paulo, janeiro de 2024 – Durante a segunda quinzena de janeiro, a Japan House São Paulo oferece uma programação gratuita inspirada nas exposições em cartaz: “Convivendo com robôs” “NIHONCHA – introdução ao chá japonês”. Ainda neste período, a instituição inicia o processo de revitalização de sua fachada de madeira Hinoki (pinheiro nativo do Japão) e permanece com o programa de atividades e funcionamento normal de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita.

Japan House São Paulo oferece variada programação em janeiro

No dia 18 de janeiro, às 11h30 e às 15h, a equipe do educativo da JHSP convida o público a participar da visita mediada à exposição “Convivendo com Robôs”, levando o público a refletir na coexistência humana com os robôs e uma possível implementação deles na sociedade brasileira. Já nos dias 16, 23 e 30 de janeiro, às 11h30 e às 15h, a instituição oferece visitas mediadas pela mostra “NIHONCHA – introdução ao chá japonês, durante a qual os visitantes poderão ver detalhes sobre o processo de produção dessa bebida e seu consumo ao longo do tempo, além de conhecer uma casa de chá criada por impressora 3D com peças de madeira de descarte.

Japan House São Paulo oferece variada programação nas últimas semanas de janeiro

Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um

Abordando a temática do chá japonês, a JHSP oferece nos dias 19 e 25 de janeiro, às 10h30 e às 14h30, o Workshop de Ochauke, para que os visitantes possam aprender mais sobre o chá japonês e sobre o ochauke, doce que acompanha a bebida, preparando e degustando seu próprio doce junto com uma xícara de chá verde. Já no dia 23 de janeiro, às 11h, 14h e 16h, os visitantes poderão participar da Introdução e Degustação de Chás Japoneses, que aborda quatro variedades do nihoncha, seus diferentes modos de preparo, dicas de como apreciar o chá em casa, e ainda oferecerá uma degustação para os participantes. 

Para o público infantil, a Oficina de Customização de Latas de Chá aborda a cultura do nihoncha e um de seus utensílios tradicionais, incentivando a criatividade das crianças com a customização da sua própria latinha para a conservação e armazenamento das folhas de chá.

A atividade do dia 21 de janeiro acontecerá às 11h e às 14h, com participação mediante retirada de senha meia hora antes da atividade. Completando a programação voltada para o chá japonês, no dia 27 de janeiro, às 14h, 15h e 16h, acontece a sessão de Demonstração e Degustação de Matcha, que apresentará uma verdadeira cerimônia do chá, com degustação da bebida e dos doces que a acompanham, convidando os visitantes a experimentar um momento de pausa na rotina e apreciar o sabor intenso do matcha. 

Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um

No âmbito literário, o Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um, que ocorre de forma online no dia 18 de janeiro, às 19h, convida o público para uma roda de conversa sobre a obra “Doce Amanhã”, por Banana Yoshimoto, uma obra delicada, sensível e profunda que leva o leitor a refletir sobre a realidade, o luto, a fragilidade do corpo e a efemeridade da vida. Já o Ciclo de Mangá de janeiro, que acontece de forma presencial no dia 27 de janeiro, às 15h, traz um fenômeno da cultura pop mundial, uma das maiores e mais conhecidas obras japonesas: One Piece, do mangaká Eiichiro Oda, que o bate papo usará para abordar o crescimento dos personagens tanto durante a obra quanto junto com o leitor.

No dia 31 de janeiro, às 9h30, ocorre mais um debate da série Conexões JHSP, que nessa edição apresenta os Robôs na Medicina e Tecnologias na Jornada de Cuidados aos Pacientes. A conversa, livre e gratuita mediante inscrição pelo site, abordará as novas tecnologias presentes na medicina e as formas que elas mudam cada vez mais o trabalho de profissionais da saúde e pesquisadores. O debate, ainda, contará com convidados que trarão casos práticos onde as tecnologias foram poderosas auxiliares no tratamento de pacientes.

Para as crianças se divertirem durante as férias, a JHSP oferece nos dias 20 e 28, a Oficina de Massinha Play-Doh, com sessões a cada hora, entre 11h e 16h, convidando todos a deixarem a imaginação fluir e usarem a massa de modelar para a criação de artes.

Japan House São Paulo oferece variada programação nas últimas semanas de janeiro

Serviço da Japan House São Paulo

Japan House São Paulo – Programação de janeiro de 2024 
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP  
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/  

Visitas mediadas: Exposição Nihoncha – Introdução ao Chá Japonês (Presencial) 
Quando: 16, 23 e 30 de janeiro, às 11h30 e às 15h
Local: 2° andar da Japan House São Paulo

Exposição Convivendo com Robôs (Presencial) 

Quando: 18 de janeiro, às 11h30 e às 15h
Local: andar térreo da Japan House São Paulo 

Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um (Online)  
Doce Amanhã, de Banana Yoshimoto 
Quando: 18 de janeiro, às 19h  
Duração: 90 minutos  
Vagas limitadas. Participação mediante inscrição prévia no site.  
Transmissão via plataforma Zoom. Acesso liberado aos inscritos via e-mail.  
Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um também tem 30% de desconto na compra do livro pelo site da editora Estação Liberdade até 31 de janeiro usando o cupom JHSP451.

Workshop de Ochauke  
Quando: 19 e 25 de janeiro, às 10h30 e às 14h30 
Duração: 90 minutos 
Classificação indicativa: livre – objetos pontiagudos e delicados serão manipulados, sendo exigida a presença de adultos responsáveis acompanhando crianças. 
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão. 

Oficina de Play Doh 
Quando: 20 e 28 de janeiro, às 11h, 12h, 14h, 15h e 16h 
Oficina para crianças entre 3 e 12 anos acompanhadas de adultos 
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão. 

Oficina infantil – Customização de latas de chá 
Oficina relacionada à exposição Nihoncha – Introdução ao Chá Japonês
Quando: 21 de janeiro, às 11h e às 14h 
Duração: 60 minutos 
Oficina para crianças entre 4 e 12 anos acompanhadas de adultos.  
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão. 

Introdução e Degustação de chás japoneses  
Quando: 23 de janeiro, às 11h, 14h e 16h 
Duração: 60 minutos 
Classificação indicativa: livre – os chás apresentados nessa atividade possuem cafeína, não sendo recomendados para pessoas com sensibilidade à substância. A participação de crianças ficará a critério e responsabilidade de seus responsáveis.  
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão.

Demonstração e Degustação de Match

Quando: 27 de janeiro, às 14h, 15h e 16h 
Duração: 40 minutos 
Classificação etária livre – os chás apresentados nessa atividade possuem cafeína, não sendo recomendados para pessoas com sensibilidade à substância. A participação de crianças ficará a critério e responsabilidade de seus responsáveis.  
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão 

Ciclo de Mangá 
One Piece, de Eiichiro Oda 
Quando: 27 de janeiro, às 15h 
Duração: 60 minutos 
Vagas limitadas. Participantes até 15 anos de idade devem estar acompanhados por um adulto responsável. 

Conexões JHSP – Robôs na Medicina e tecnologias na jornada de cuidados aos pacientes
Quando: 31 de janeiro, às 9h30 
Duração: 60 minutos 
Classificação etária livre 
Vagas limitadas. Participação mediante inscrição no site.  

Leia mais: Bloqueio criativo? Veja o que fazer

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP): 

A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki.

Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19. 

Elizabeth Werneck