Comidas Paraenses: Conheça 10 para comer em sua visita a Belém
Se você vai visitar Belém em breve, é fundamental conhecer quais são as principais comidas típicas do Pará para provar na capital do estado. Afinal, as culinárias paraenses estão entre as comidas que mais se destacam em meio a gastronomia diversa e rica em nosso país.
Para tornar mais fácil a sua vida quando for visitar Belém e permitir que você chegue na cidade já sabendo o que buscar na hora de comer, resolvemos trazer este conteúdo. Saiba que experimentar os pratos típicos paraenses são alguns dos vários motivos para conhecer Belém.
Aqui iremos mostrar quais são as 10 comidas típicas que você encontra no Pará, aquelas que não podem faltar no roteiro gastronômico de qualquer turista. Acompanhe!
Leia também: 5 arquiteturas antigas para você se inspirar na sua casa
Comidas paraenses
1- Açaí com praticamente todos os pratos Paraenses
É impossível falarmos sobre comidas típicas do Pará que você deve comer em sua visita a Belém sem citar o açaí.
Isso porque o Pará é justamente o estado onde há a maior produção desse fruto, mas aqui não estamos falando daquele açaí doce e congelado que comemos por ai no restante do Brasil com banana, granola, leite condensado e outros itens.
O açaí consumido no estado paraense é “salgado”, sendo servido junto com farinha e com peixe frito.
2- Maniçoba
A maniçoba é mais um dos pratos bem famosos do Pará e é muito gostosa, sendo semelhante a uma feijoada. Entretanto, ela não leva feijão!
Na verdade, o principal ingrediente desse prato é a folha da mandioca ou maniva, que é triturada e fervida ao longo de uma semana, até que todo o veneno seja retirado.
Após esse período, a folha é preparada junto à carne suína e os outros ingredientes defumados e salgados, assim como no caso da feijoada.
3- Tacacá
O Tacacá é uma outra comida típica do Pará, mas também de outros estados que compõem a região amazônica, tendo origem indígena.
Esse prato é feito com os seguintes ingredientes: camarão seco, goma de tapioca, tucupi e jambu (veja só os dois componentes do pato no tucupi juntos aqui mais uma vez).
O tacacá deve ser servido bem quente e em geral ele vem em um tipo de cuia e com um palitinho, que você usará para pegar o jambu e os camarões.]
4- Pato no Tucupi (comidas paraenses)
Entre as principais comidas típicas do Pará, talvez essa seja a mais conhecida a nível nacional.
O prato, o mais famoso do estado, conta em sua preparação com ingredientes muito populares na gastronomia paraense: o tucupi e o jambu.
O tucupi trata-se de um caldo que é extraído diretamente da chamada mandioca brava (sabia que esse é um tipo de tubérculo venenoso?) e que é cozido de forma lenta, durante um longo período, até que esteja próprio para consumo.
Já o jambu, conhecido pela sua cachaça, é uma folha que conta com propriedades anestésicas, o que dá uma sensação interessante de formigamento na boca após seu consumo.
Em geral, o pato no tucupi é servido junto com arroz branco e com a farinha d’água ou de mandioca.
5- Caruru do Pará
Se você já foi à Bahia, então é provável que tenha consumido o famoso caruru, muito presente no acarajé baiano.
Entretanto, no Pará esse prato, feito com quiabo, camarão seco e farinha, costuma ter a substituição do azeite de dendê pelo tucupi e, em determinados locais, as folhas do jambu também são colocadas no seu preparo.
6- Caranguejo (comidas paraenses)
Esse não é um prato que você encontra apenas no Pará, afinal, é bem comum no nordeste e em outros cantos do país, mas cada local tem a sua forma de preparação.
Seja como for, o caranguejo é um crustáceo bastante presente nos restaurantes no Pará e uma comida que você não pode deixar de provar em Belém.
7- Sorvete Cairu (comidas paraenses)
O sorvete Cairu é um símbolo do Pará e que pode ser encontrado em outros locais do Brasil, tendo inclusive recebido o título de melhor sorveteria do país.
Isso porque a matéria-prima dos sorvetes são as frutas típicas paraenses, que costumam ser vistas como “exóticas” para quem não é da região.
É o caso do sorvete de castanha-do-Pará, de taperebá, de bacuri, de cupuaçu, de açaí, de muruci, entre outros. Vale a pena provar cada um quando estiver no Pará!
8- Bolo de macaxeira
Quando falamos sobre comidas típicas do Pará, não podemos deixar de fora o bolo feito com macaxeira, que é mais conhecida na região sudeste pelo nome de mandioca.
O bolo é feito ralando a macaxeira crua e depois batida com açúcar, ovos, coco ralado e ainda temperada usando erva doce.
9- Vatapá Paraense
Mas o vatapá não é baiano? Como ele pode estar incluso aqui na lista? É simples, se você for a Belém, é possível provar também do vatapá paraense, que é feito de um modo diferente.
O vatapá paraense leva em sua composição farinha de trigo, azeite de dendê e leite de coco, o sal, a chicória e o tempero verde, com os camarões sendo acrescentados no final.
10- Peixe filhote de diversas formas
O peixe filhote, cujo nome também pode ser piraíba, é um dos principais e mais nobres dentro da culinária da região amazônica, por isso mesmo é uma das comidas típicas do Pará.
O filhote trata-se de um peixe de couro e que é consumido de diferentes formas, como seu filé com a crosta de castanha-do-Pará, o peixe com molho de camarão ou ainda dentro da caldeirada paraense.
Conclusão: Vale a pena conhecer a comida típica do Pará?
Como deu para ver, se você for visitar Belém há muitas opções de comidas típicas do Pará para provar e então prepare-se para apreciar todas, para conhecer os mais variados gostos da região.
Aqui nós mostramos aqueles que são os pratos mais famosos, porém há muitos outros que você pode encontrar em Belém e incluir na sua experiência gastronômica.
O que achou do texto sobre as 10 comidas típicas do Pará para comer em sua visita a Belém?