5 arquiteturas antigas para você se inspirar na sua casa
A arquitetura antiga conta com a estética clássica, românica, gótica, barroca e neoclássica, sendo essas fundamentais para os projetos arquitetônicos modernos. Veja aqui algumas ideias de arquiteturas para você se inspirar na hora de construir ou reformar sua casa.
A arquitetura é uma das principais manifestações culturais que tem um repertório vindo principalmente do território europeu. Desde os primórdios da terra, o ser humano vem desenvolvendo maneiras de criar abrigos com pedras, terra e demais materiais fornecidos pela.
Essa junção de materiais teve uma evolução e logo passaram a ser feitas construções grandiosas e com maior resistência, tanto que algumas delas ai2nda podem ser encontradas nos dias atuais mesmo que em ruínas.
Todos os movimentos arquitetônicos foram de grande importância para a história e o desenvolvimento da humanidade, e atualmente esses estilos ainda possuem grande influência sobre os designs atuais, onde diversas características arquitetônicas foram herdadas de séculos passados.
Além de essas arquiteturas terem influência atualmente, mesmo que de forma indireta, também é uma alternativa interessante utilizá-las como inspiração para desenvolver a sua casa, dando mais autenticidade e elegância ao lar.
Como surgiu a arquitetura
A arquitetura surgiu na pré-história com construções feitas entre 10.000 a.c. a 2.000 a.c.. Essa é conhecida como a arquitetura neolítica ou arquitetura da Idade da Pedra, que foi quando o ser humano em busca de abrigo passou a fazer construções com pedras, folhas e madeiras. Nesse período as estruturas eram simples e na maioria das vezes formada por um aglomerado de pedras, um grande marco dessa época, que está em pé até os dias atuais, é o Stonehenge, um círculo de pedras de até 5 metros de altura localizado na Inglaterra.
Também conhecida como um marco no início da arquitetura temos as construções do Egito Antigo. Nesse período começaram a ser feitas as pirâmides, santuários e templos com tijolo de barro, pedras e calcário. A maioria dessas construções ainda estão intactas até os dias atuais, fazendo parte da estética admirada por muitos que o Egito oferece. Esses projetos arquitetônicos são grandiosos e refletem as imagens de Deuses.
Arquiteturas antigas para você se inspirar ao reformar ou construir sua casa
Foi depois do período neolítico e egípcio, quando ocorreu o surgimento da arquitetura, que os próximos movimentos arquitetônicos surgiram com características que estamos mais familiarizados no nosso dia a dia. Essa trajetória teve grande marco na arquitetura clássica e evoluiu desde então.
Atualmente trazer características da arquitetura antiga para construções atuais, além de contribuir para uma estética mais autêntica, bonita e elegante, também retrata períodos históricos da arquitetura mundial.
Lembre-se que não só a arquitetura foi revolucionada nesses períodos, mas também a decoração das casas com mobílias, tapeçarias e demais itens decorativos. Por isso, ao aderir uma dessas estéticas, é interessante investir também na decoração seguindo a mesma linha de raciocínio, uma forma eficaz de fazer isso é recorrendo a uma loja de antiguidades, loja de móveis usados e até a loja de móveis planejados em Curitiba, para projetar a mobília da forma que desejar inspirando-se em uma dessas épocas.
Confira abaixo cinco modelos arquitetônicos muito famosos que fizeram parte dessa trajetória, ainda estão presentes na arquitetura moderna e podem te ajudar a projetar a sua casa de forma mais autêntica.
Arquitetura clássica
A arquitetura clássica teve o seu início no século VII a.c. na Grécia e Roma antiga. Todas as suas características foram baseadas em construções dessas regiões que priorizavam a harmonia, as proporções e um estilo mais formal.
Nesse período muitas construções eram grandes, tais como os palácios e templos da época. Com o tempo a estética foi mudando e aperfeiçoando um elemento ou outro, mas sempre mantendo a sua própria essência refinada.
Características da arquitetura clássica
Confira as principais características da arquitetura clássica:
- Prioriza a simplicidade;
- Tem como base a arquitetura da Grécia e Roma Antiga;
- Uns dos elementos mais utilizados são as altas colunas, cúpulas, capitéis e arcos redondos;
- A simetria, harmonia e equilíbrio eram muito importantes;
- Edifícios construídos para se adaptarem ao entorno natural;
- Os materiais utilizados eram pedras, mármore e granito;
- A decoração era simples baseada na arte da época.
Arquitetura românica
A arquitetura românica por sua vez foi não só um simples movimento arquitetônico, mas também teve influência cultural, filosófica e política na Europa ao fim do século X, e se prolongou durante o século XII. A estética teve muita influência da arquitetura romana e bizantina, bem como utilizou de elementos medievais.
Essa arquitetura é muito semelhante à estética gótica, contudo ela consta com algumas particularidades como as janelas pequenas, as paredes robustas, os capitéis e assim por diante.
Características da arquitetura romana
Confira as principais características da arquitetura romana:
- Tem como base a arquitetura romana e bizantina;
- Conta com elementos como, paredes espessas, arcos redondos, torres e abóbadas;
- Utiliza figuras humanas e de animais nas fachadas das construções;
- Pedras e o aspecto massivo das fachadas estava associada a influência militar da época;
- As janelas eram pequenas o que deixava os espaços interiores com baixa luminosidade;
- A decoração era simples e com muitos elementos geométricos.
Arquitetura gótica
A arquitetura gótica teve o seu surgimento na Europa durante a Idade Média, entre os séculos X e XV. O modelo arquitetônico teve uma grande repercussão e é muito conhecido na França.
A principal base da arte gótica foi a arquitetura românica, justamente por isso, estas possuem características tão similares. O movimento gótico foi de fato um marco muito grande para os arquitetos da época, principalmente pela grande influência religiosa dessa arquitetura, o que acabou trazendo consigo muitos elementos distintos.
Características da arquitetura gótica
Confira as principais características da arquitetura gótica:
- Tem como base a arquitetura românica;
- Os elementos mais utilizados são as cores escuras, arcos, arcadas, florão, vitrais, torres pontiagudas e janelas compridas;
- A luz natural era priorizada e por isso os ambientes internos eram iluminados dessa forma;
- Construções verticais;
- Valorização a utilização da luz natural;
- Os materiais mais utilizados eram vidro, pedras e tijolos;
- A decoração era mais pesada, contando com cores escuras, esculturas e itens de cunho religioso.
Arquitetura barroca
Surgida no final do século XVI, a arquitetura barroca conta com manifestações religiosas e artísticas. A sua principal influência foi na Igreja Católica, com foco nas igrejas e catedrais, mas também é possível identificar essa arquitetura em mansões e nos jardins dessas residências, que atuavam como espécies de esculturas extravagantes.
Esse é um movimento artístico que tira todo o foco do homem como ser absoluto, se voltando para a Deus a igreja, a fim de apontar e desvendar esses mistérios. Nesse período, ideias clássicas com construções harmônicas, simplórias e racionais foram rompidas.
Características da arquitetura barroca
Confira as principais características da arquitetura barroca:
- Alguns elementos muito utilizados eram as abóbadas, arcos, contrafortes e curvas;
- Muito conhecida pela extravagância;
- As construções eram irregulares e incomuns;
- Os principais materiais utilizados eram os azulejos, barro e gesso;
- A decoração contava com muitos efeitos teatrais, pinturas, escultura e manipulação de luz.
Arquitetura neoclássica
A arquitetura neoclássica teve o seu surgimento durante o século XVIII, ganhando um destaque maior na Europa e posteriormente nos Estados Unidos. Essa estética passou a ser aplicada quando os arquitetos da época começaram a questionar os excessos ornamentais de arquiteturas como a barroca e a gótica, buscando no modelo neoclássico algo mais harmônico e simples.
Com esse objetivo em mente, esses arquitetos voltaram a analisar as características da arquitetura clássica que tinha como base os elementos utilizados na Grécia e na Roma antiga. No século XIX a arquitetura neoclássica se popularizou e por ser consideravelmente recente, muitas construções são utilizadas até os dias atuais.
Características da arquitetura neoclássica
Confira as principais características da arquitetura neoclássica:
- Baseado na arquitetura clássica grego romana;
- Os elementos mais utilizados eram colunas, fontões, fachadas retas e cúpulas;
- Arquitetura conhecida por ter um estilo uniforme;
- Priorizavam as proporções e simplicidade;
- Seguiam linhas retas e utilizavam muitas formas geométricas;
- Na maioria das vezes a construção acompanhava um grande e harmônico jardim.